terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto Pedagógico

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ISAÍAS
CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
4 – ANO
PROJETO PEDAGÓGICO
SÉRIE: 4 ANO
DURAÇÃO: 45 Dias
TÍTULO: Educação Infantil, para que te quero?

EIXOS TEMÁTICOS: * Os RCNs da Educação Infantil.
O Desenvolvimento Infantil numa perspectiva sociointeracionista.
· O papel do professor na Educação Infantil.
· A saúde na Educação Infantil.
· A Música na Educação infantil.
· A Literatura e a linguagem oral
· A matemática na Ed. Inafntil.
· Ensino de Ciências na Educação Infantil.
· Os Momentos pedagógicos na Ed. Infantil.

JUSTIFICATIVA: a Educação Infantil envolve dois processos complementares o de cuidar e educar crianças pequena de zero a 5 anos de idade. Elas necessitam de atenção, carinho, segurança para sobreviver de forma saudável. Nesta etapa elas entram em contato com o mundo que as cerca, através de experiências concretas com o mundo que a cerca, e com as formas de expressão que ocorrem, atribuindo significados ao meio em que vivem. A educação Infantil pode promover o desenvolvimento da criança através do estímulo, incentivo a ser proporcionado pelo professor em todas as área do conhecimento. Portanto, este projeto é de extrema relevância na formação de professores da Educação Infantil.

ÁREAS DO CONHECIMENTO/ C ONTEÚDO
RCN da Ed. Infantil
EMENTA de 0 a 5 anos
Momentos da Ed. Infantil
Planejamento PROJETO Pedagógico
Planos Diários na Ed. Inafantil

RCN de Matemática
Met. Matemática Conceitos Matemáticos na ED. Infantil
Conceitos Pré numéricos
Atividades Matemáticas p/ Ed. Infantil

Met. Ciências Naturais : RCN de Ciências Naturais p/ Ed. Infantil
Objetivos de Ciências Naturais
Conteúdos de C. Naturais p/ Ed. Inf.
Planos diários de Ciências Naturais.
Met. De Alfabetização na Ed. Infantil: Desenvolvimento da linguagem oral;
Aquisição da LEITURA E ESCRITA;
Níveis da alfabetização; Atividades e planos diários.
OBJETIVOS:
· Compreender os objetivos e fins da Educação infantil para atuar como futuros profissionais na área.
· Conhecer o Referencial Curricular Nacional da Ed. Infantil para
· Compreender sua organização.
· Analisar as fases do desenvolvimento infantil numa perspectiva sócio interacionista, para conhecer as crianças.
· Verificar a função do professor na sua atividade com crianças de 0 a 5 anos.
· Conhecer os diferentes momentos da escola infantil para planejar conforme a rotina escolar.
· Compreender a importância das metodologias específicas para para o planejamento e a atuação do professor da Educação Inafnatil.


AÇÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS:

Ler e compreender textos informativos para conhecer as características do trabalho na Educação Infantil.
Pesquisar informações sobre a atuação do professor neste nível de ensino.
Produzir sínteses sobre os textos lidos de forma significativa.
Apresentar em aula para os colegas a síntese dos textos.
Pesquisar, confeccionar e aplicar com os colegas atividades relacionadas a prática na educação Infantil.
Observar turmas de Educação Infantil de diferentes idades para elaborar um diagnóstico, um projeto Pedagógico e Planos diários.
Realizar o pré estágio em turmas da Educação Infantil.

CRONOGRAMA:
As atividades previstas acontecerão nos horários específicos das disciplinas abordadas no projeto nos meses de Março, abril, Maio e Junho.

AVALIAÇÃO:

Critérios: Participação, envolvimento, pesquisa , conhecimento.

Instrumentos : Pesquisa , leituras de textos, trabalhos em grupo, apresentação, correção e compreensão dos trabalhos.







4 comentários:

  1. É bom ler assuntos que nos proporcione um maior conhecimento pedagógico...Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ana que esse blog seja um veículo a mais a seu serviço, para divulgar o brilhante trabalho que realizas. Saiba também que esse amigo é mais um fã seu.

    ResponderExcluir
  3. Nunca se justifique para ninguém. Porque a pessoa que gosta de você não precisa que você faça isso, e quem não gosta não acreditará.
    Não deixe que alguém se torne uma prioridade em sua vida, quando você é somente ma possível opção na vida dessa pessoa.
    Relacionamentos funcionam melhor quando são equilibrados.

    De manhã quando você acorda, você tem simplesmente duas opções: voltar a dormir e a sonhar ou levantar e correr atrás dos seus sonhos. A escolha é sua.

    Nós fazemos chorar aqueles que cuidam de nós.
    Nós choramos por aqueles que nunca cuidam de nós.
    E nós cuidamos daqueles que nunca vão chorar por nós.
    Essa é a vida, é estranho mas é verdade.
    Uma vez que você entenda isso, nunca será tarde demais para mudar.

    Não faça promessas quando você estiver alegre.
    Não responda quando você estiver triste.
    Não tome decisões quando você estiver zangado.
    Pense duas vezes.... Seja esperto.

    O tempo é como um rio.
    Você nunca poderá tocar a mesma água duas vezes, porque a água que passou nunca passará novamente.
    Aproveite cada minuto da sua vida...

    ResponderExcluir